terça-feira, 24 de maio de 2011

#acampadaporto 4º dia

Ontem era o dia mais temido para alguns dos presentes na acampada. Não sabiamos se o povo iria desmobilizar com o regresso à rotina semanal. A verdade é que ontem acabou por ser o melhor dia da acampada. Mais pessoas durante a tarde que o habitual, muitas actividades a acontecer e muita vontade de continuar a ocupar a rua!

Temos neste momento um espaço de leitura (com jornais diários oferecidos) e de estudo, uma cozinha (ontem disseram em assembleia que iriamos ter um fogão), uma zona para jogos didáticos e finalmente um local de descanso protegido pelo sol.

Está disponível também pela praça folhas brancas estendidas na corda como se de roupa a secar se tratasse. Mesmo as pessoas mais apressadas que passam pela praça sentem necessidade de escrever algo. Este espaço é mais uma ferramenta para dar voz a quem quer se escutado.

Interessante também é reparar-mos que as pessoas “à volta” já não olham para nós como estranhos ou estrangeiros, mas sim como ocupantes da praça. Perceberam finalmente que estámos ali a fazer política, e tentam nos ajudar como podem, normalmente oferecendo comida.

A assembleia voltou a ser a crescer. Tivemos a companhia da RTP que fez questão de assistir à mesma na sua totalidade.

Foi decidido que a assembleia é um espaço de decisão. Para discussão e reflexão serão usados outros espaços de debate.

Após assembleia realizou-se vários debates com bastante adesão entre os quais sobre o movimento lgbt em portugal, formas de luta, etc.

De assinalar que esta acampada não se concentra num só tema, como o FMI por exemplo, debatendo outros tantos problemas que o sistema político actual apresenta.

A noite foi passada sem problemas, e a alvorada foi marcada pela boa disposição como de costume.

Hoje o dia está preenchido com actividades/workshops sendo que o primeiro começa ás 11h da manha. Apareçam! Tragam alegria, criatividade, protesto e amor, a praça nunca antes foi tão nossa.


Tiago Braga, ocupante da praça

Nenhum comentário:

Postar um comentário