terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Coisas que precisamos de perceber

Há quem goste das fotografias de Merkel com o braço levantado, como se fosse a chanceler do partido Nacional-Socialista (ou fotografias de Berlim como se fosse a capital do IV Reich). Há quem goste de discussões sobre "democratizar tudo" (falta saber o que é isso de "democracia", "república", "justiça", "dignidade" ou "utopia"). Há quem entre em furores basistas e descubra o significado do mundo atrás de um microfone. Por ora, eu preferia saber o que é o Alert Mechanism Report. Citando o documento (está abaixo na íntegra):
This Alert Mechanism Report (AMR) marks the first step in implementing the new surveillance procedure for the prevention and correction of macroeconomic imbalances (hereafter called the Macroeconomic Imbalance Procedure – MIP).
Para quem anda aí a queimar bandeiras alemãs, relembre-se: o MIP faz parte daquela coisa chamada "pacote para um novo governo económico", vulgo "six-pack", que inaugurará uma era de austeridade estrutural. É evidente que falar das contradições do capitalismo e das potencialidades emancipatórias das assembleias populares também me agrada. Faz-me bem ao ego. Ler documentos eurocratas não. Mas esta é a realidade que temos. É chata, cansativa, repetitiva e ilusória. Estamos à beira de uma mutação estrutural nos equilíbrios institucionais da UE e da intensificação dos regimes "democráticos musculados". Este é um dos caminhos: tecnocrático, sujo, e aparentemente inofensivo. São as disciplinas de comando da era neoliberal. Alert Mechanism Report 2012 En Por isso, se quiserem queimar bandeiras alemãs e berrar contra o capitalismo, força. Em Bruxelas, há muita gente a rir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário